sexta-feira, 29 de março de 2013

ANOS 60 - A HORA DA JOVEM GUARDA



No início dos anos 60 predominava a Bossa Nova, com destaque para artistas como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, criadores do movimento. 
Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema, que se tornou a música brasileira mais conhecida em todo o mundo depois de Aquarela do Brasil.



Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar


No meado dos anos 60 surgiu o rock brasileiro, com grande destaque para a Jovem Guarda, que surgiu em 1965. Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960.
A Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie VonEduardo Araújo, George FreedmanWanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio MuriloArthurzinhoEd Wilson Jerry Adriani, EvinhaMartinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers


Sob influência da Jovem Guarda e dos Beatles nasceu em 1967 o Tropicalismo, movimento de vanguarda liderado por Caetano Veloso, Rogério Duprat, Gilberto Gil, Júlio Medaglia e outros; suas principais composições foram “Tropicália” "Domingo no Parque” e “Alegria, Alegria” onde era incentivada a universalização da música brasileira inclusive com utilização de guitarras elétricas e absorção de vários gêneros musicais: pop-rock, música de vanguarda, frevo, samba, bolero, etc.

 Assim na década de 60 três novas grandes vertentes musicais podem ser identificadas: bossa nova, músicas sociais de festivais e rock da jovem guarda; evidentemente músicas com ritmos tradicionais como samba, samba canção, músicas de carnaval e músicas regionais continuaram a ter seu espaço, mas com menos divulgação e menor sucesso que as três citadas.

A mulher na música da década de 60 é exaltada, endeusada como visto em “Garota de Ipanema”. Porém começam também a cantar a mulher que tem força, como em “Mulher (Sexo Frágil)” de Erasmo Carlos. 

Dizem que a mulher


É o sexo frágil
Mas que mentira

Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas..


É nessa época, também, onde começamos a ver as mulheres expressar seus pensamentos, sendo diretas em relação aos homens, como em “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo” de Wanderléa.



Se você quer brigar
E acha que com isso estou sofrendo
Se enganou meu bem,
Pode vir quente que eu estou fervendo
Pode tirar o seu time de campo
Pois o meu coração é do tamanho de um trem
Iguais a você eu já peguei mais de cem
Pode vir quente que eu estou fervendo





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